- Daniel Takata
A estatística no basquete da NBA

Há alguns dias, o canal da Bloomberg no YouTube, em sua série Next Jobs, publicou um vídeo a respeito de uma certa matemática que trabalha em um certo esporte muito popular nos Estados Unidos.
Seu nome é Ivana Seric, e seu trabalho é transformar em informações úteis os dados provenientes dos treinamentos e das partidas do Philadelpha 76ers, um dos melhores times da NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.
É uma grande responsabilidade. Ivana e sua equipe são parte fundamental da engrenagem que conduziram o time às semifinais da conferência leste da temporada 2018-19. Estrelas como Joel Embiid, Ben Simmons e Jimmy Butler maximizam seus desempenhos ofensivos e defensivos após detalhadas análises de seus desempenhos.
A própria Ivana, uma croata que se mudou para os Estados Unidos na época da faculdade, foi uma jogadora de basquete quando era mais jovem. Chegou a atuar na Divisão 1 da NCAA, a concorridíssima liga universitária americana. Como também era excelente aluna, conseguiu na vida profissional unir suas duas paixões, a estatística e o esporte.
Saiba um pouco mais do trabalho de Ivana no vídeo a seguir. Está em inglês. Caso tenha dificuldade com o idioma, ative a legenda com tradução automática. A tradução não é perfeita, mas ajuda a melhorar o entendimento.