Entre em contato

Caso tenha dúvidas, críticas, sugestões ou simplesmente queira entrar em contato, preencha o formulário e clique em "Enviar".
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube

© 2019 por Daniel Takata.

Buscar
  • Daniel Takata

Dica de livro: Os Números do Jogo



Hoje trago uma sugestão de leitura imperdível para quem gosta de ciência de dados e estatística aplicadas ao futebol.


O livro é o "Os Números do Jogo: por que tudo que você sabe sobre futebol está errado", de Chris Anderson e David Sally.


Anderson e Sally são dois estudiosos de teoria dos jogos e economia comportamental. O primeiro foi professor universitário em Nova York, e o segundo é pPhD em Economia pela Universidade de Chicago. Hoje, têm uma empresa que fornece consultoria sobre análise de dados no futebol.


O livro foi lançado em 2014 e é um prato cheio para quem quer saber como encontrar padrões no futebol e como analisá-los.


Por exemplo, traz uma explicação detalhada sobre como os números de gols por partida em campeonatos de futebol obedecem um padrão muito claro, explicado com muita precisão por uma distribuição de probabilidade, a Poisson.


(sobre isso eu fiz um vídeo no canal Esportístico do YouTube, que coloco a seguir:)


Em outro capítulo, os autores explicam como os números mostram que o "elo mais fraco" pode ter mais importância no futebol do que parece. Os clubes se preocupam muito em contratações bombásticas, de grandes nomes, quando na realidade o que parece ter mais peso para o sucesso de um time é o desempenho dos "operários", como zagueiros e volantes, e que não recebem a atenção necessária. Tudo embasado por análises e estatísticas.


Os autores também contam a história de Roberto Martinez, treinador espanhol obcecado pela ciência de dados no futebol. Com as análises feitas junto a sua equipe, descobriu, por exemplo, quando treinava o Wigan, da Inglaterra, que o tradicional "chuveirinho" na área trazia mais prejuízos que benefícios. Gols resultantes de cobrança de escanteio, ele percebeu, são mais raros do que sugere nossa percepção. Adotando estilos de jogo alternativos, ele conseguiu classificações excepcionais na Premier League para um time que tinha boas chances de rebaixamento. Assim, galgou degraus e hoje é o técnico da badalada seleção da Bélgica, que eliminou o Brasil na última Copa do Mundo.


Não vou me estender mais, afinal para apreciar o conteúdo o ideal é ler o livro de cabo a rabo. E vale muito a pena.


Deixo aqui os links para compra na Amazon (livro físico aqui e versão e-book para Kindle aqui). Não deixe de ler!


51 visualizações