Buscar
  • Daniel Takata

Novidade no site: a corrida pelo prêmio de MVP na NBA, pelas estatísticas


O grego Giannis Antetokounmpo, MVP da temporada passada e novamente um dos favoritos (foto: divulgação/Milwaulkee Bucks)

O Esportístico lança hoje, com exclusividade, uma ferramenta para acompanhamento da briga pelo posto de MVP (jogador mais valioso) da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos, da temporada 2019/20.


O prêmio de MVP é o prêmio individual mais tradicional e cobiçado do torneio, e é oferecido ao final de cada temporada. Como o nome sugere, o prêmio é oferecido àquele jogador que é considerado o melhor da temporada, considerando apenas a temporada regular, excluindo os playoffs.


A escolha é feita por um painel de especialistas, em forma de votação.


É aí que a metodologia do Esportístico é diferente. Aqui, o objetivo é apontar o MVP das estatísticas, utilizando aquelas que mais são usadas para avaliar o desempenho dos jogadores.


A corrida pelo MVP é atualizada aqui no site semanalmente, e pode ser acessada aqui, ou na aba do menu do site acima (MVP NBA).


Uma curiosidade: na semana de 25/11 a 01/12 de 2019, as cotações nas casas de apostas indicavam como favoritos ao prêmio de MVP, na ordem: Giannis Antetokounmpo, Luka Doncic, James Harden, Lebron James e Anthony Davis. Como você pode conferir na imagem a seguir, exatamente a mesma ordem dos primeiros colocados no ranking do Esportístico!



Como a classificação é feita por uma combinação de estatísticas, então, além de exibir o valor do índice obtido, também mostramos as principais estatísticas de cada jogador, para que se tenha noção em que quesito cada um se destaca.


As estatísticas utilizadas são pontos, assistências, rebotes, roubos e tocos. Além disso, também é utilizado o plus/minus (+/-), que basicamente indica quantos pontos de vantagem ou desvantagem o time fica em média quando o jogador está em quadra. A ideia é a de que, quanto mais alta a estatística, mais o jogador contribui para o bom desempenho de sua equipe.


A metodologia é baseada em uma técnica estatística denominada Análise de Componentes Principais. Já utilizei essa técnica para indicar os melhores jogadores do Campeonato Mundial de Basquete, há alguns meses.


A principal utilidade da técnica é, quando se trabalha com muitas variáveis, reduzir a informação a um número bem menor de variáveis.


Mas outra utilidade é a classificação. A técnica dá pesos para as variáveis, e através dela pode-se obter uma média ponderada das mesmas, para que se obtenha um índice global. E a vantagem é que a própria técnica determina as variáveis que devem ter maior peso na composição do índice, considerando a relevância de cada uma delas no conjunto de dados, após as variáveis serem devidamente colocadas na mesma escala.


É esse índice que é utilizado para ranquear os jogadores, do melhor para o pior. E o melhor, obviamente, é o MVP pelas estatísticas.


​Utilizamos o índice também para indicar o calouro do ano, o jogador que mais melhorou, os times de Leste e Oeste para o All-Star Game e as seleções dos melhores jogadores da temporada. Além disso, um índice modificado também foi elaborado para indicar o melhor jogador defensivo do ano.


Para mais detalhes acerca da metodologia, confira aqui.


E não deixe de retornar semanalmente ao site para acompanhar a corrida pelo MVP!

65 visualizações

Entre em contato

Caso tenha dúvidas, críticas, sugestões ou simplesmente queira entrar em contato, preencha o formulário e clique em "Enviar".
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube

© 2019 por Daniel Takata.