- Daniel Takata
O jogo dos números: como a análise de dados está mudando o futebol

O título deste post pode parecer pretencioso.
Mas nada mais é do que a tradução livre de um documentário produzido pela FourFourTwo, tradicionalíssima revista de futebol inglesa: The Numbers Game: How Data Is Changing Football.
O documentário, de 20 minutos, está disponível no YouTube e mostra como clubes ingleses têm investido da estatística e na ciência de dados para melhorar seus desempenhos e para otimizar seus gastos na compra de reforços.
Conta também com o valioso depoimento de Billy Beane, dirigente de beisebol que revolucionou o esporte no final da década de 90 ao levar seu time, o Oakland Athletics, a ter sucesso mesmo com um orçamento restrito frente às equipes mais baladas. Tudo isso usando a análise de jogadores através de estatísticas computadas durante as partidas.
Talvez você conheça sua história, pois foi retratada no livro Moneyball (de autoria de Michael Lewis) e no filme de mesmo nome, esse último estrelado por Brad Pitt.
O documentário da FourFourTwo deixa claro que o desafio da utilização da análise de dados no futebol é bem diferente em relação a esportes como beisebol, basquete e tênis, devido às complexas interações entre os jogadores.
E também por ser um jogo de placares baixos, em que um lance de sorte pode definir o resultado de uma partida.
O filme também transmite que os jogadores que atuam na Inglaterra têm a exata noção da importância da análise de dados em seus desempenhos. Será que isso ocorre em uma escala parecida aqui no Brasil?
O vídeo do documentário encontra-se logo abaixo. Se tiver dificuldades com o inglês, selecione a opção de tradução automática de legenda para português do YouTube. Não é uma tradução perfeita, mas ajuda muito o entendimento.