Entre em contato

Caso tenha dúvidas, críticas, sugestões ou simplesmente queira entrar em contato, preencha o formulário e clique em "Enviar".
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube

© 2019 por Daniel Takata.

Buscar
  • Daniel Takata

O quão incrível foi o tempo sub-2h na maratona masculina?

Em um feito muito comentado e difundido na comunidade esportiva e até fora dela, o queniano Eliud Kipchoge se tornou o primeiro corredor da história a percorrer os 42 km da tradicional prova da maratona masculina abaixo de 2 horas, há pouco mais de duas semanas.


Seu tempo final foi de 1h59min40s, em um evento em Viena, na Áustria.


Kipchoge, já uma lenda do esporte, campeão olímpico e recordista mundial, realmente era o maior candidato a ser o primeiro a alcançar o incrível feito.


Eliud Kipchoge (foto: AFP)

No entanto, a fantástica marca não foi homologada como recorde mundial, pois a prova foi montada sob medida por um patrocinador para que ele pudesse realizar o feito histórico.


O único competidor era ele, com diversos atletas o auxiliando para puxar seu ritmo e até um marcador a laser o acompanhava para indicar se estava em um ritmo adequado.


Mesmo que não tenha sido uma prova oficial, o feito de Kipchoge serviu para mostrar que sim, é possível um homem correr a maratona abaixo de duas horas, ao contrário do que muita gente acreditava.


E fica a pergunta: será que é possível fazer uma correspondência entre essa marca e as outras provas do atletismo?


A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) possui uma tabela de pontos que permite fazer tal comparação.


Não consegui ainda descobrir qual é a metodologia utilizada, mas, pelas pontuações, me pareceu razoável. Bem melhor do que a tabela utilizada pela Federação Internacional de Natação (FINA), cuja metodologia é um tanto quanto esdrúxula.


A IAAF adota o critério de realizar comparações de provas masculinas apenas entre provas masculinas, e o mesmo vale para o feminino. Por isso, apresentarei aqui as comparações apenas entre homens.


Na tabela, o tempo de Kipchoge na maratona corresponde a 1354 pontos. A seguir, encontram-se as marcas que corresponderiam à mesma pontuação nas provas olímpicas masculinas do atletismo (corridas, arremessos e saltos):




Quase todas as marcas são mais fortes que os recordes mundiais das respectivas provas.


Por exemplo, no salto em altura, o recorde mundial, já considerado fortíssimo, é de 6.14m. E a marca que seria equivalente ao tempo de Kipchoge na maratona seria de 6.31m!


Nos 100m rasos, o tempo de 9s58 é exatamente o recorde mundial de Usain Bolt, considerado um dos mais impressionantes do atletismo - não à toa, dura dez anos e nenhum outro atleta jamais ameaçou a marca.


Da tabela acima, a única marca mais fraca que o recorde mundial vigente é a do arremesso de dardo. O recorde mundial da prova é de 98.48m, da lenda tcheca Jan Zelezny, de 1996.


Jan Zelezny (foto: Michael Steele/Getty Images)

Pudera: a marca é mais de 4 metros melhor do que o segundo arremessador no ranking mundial de todos os tempos da prova, ou seja, um recorde muito extremo - e incrível.


Logo, pela tabela de pontos da IAAF, o recorde mais forte das provas masculinas é o do arremesso de dardo. Mas o tempo sub-2h de Eliud Kipchoge na maratona corresponderia ao segundo recorde mais forte, superando outras marcas incríveis.


Mais um motivo pelo qual esse desempenho entrou para a história.







132 visualizações