- Daniel Takata
O quão incrível foi o tempo sub-2h na maratona masculina?
Em um feito muito comentado e difundido na comunidade esportiva e até fora dela, o queniano Eliud Kipchoge se tornou o primeiro corredor da história a percorrer os 42 km da tradicional prova da maratona masculina abaixo de 2 horas, há pouco mais de duas semanas.
Seu tempo final foi de 1h59min40s, em um evento em Viena, na Áustria.
Kipchoge, já uma lenda do esporte, campeão olímpico e recordista mundial, realmente era o maior candidato a ser o primeiro a alcançar o incrível feito.

No entanto, a fantástica marca não foi homologada como recorde mundial, pois a prova foi montada sob medida por um patrocinador para que ele pudesse realizar o feito histórico.
O único competidor era ele, com diversos atletas o auxiliando para puxar seu ritmo e até um marcador a laser o acompanhava para indicar se estava em um ritmo adequado.
Mesmo que não tenha sido uma prova oficial, o feito de Kipchoge serviu para mostrar que sim, é possível um homem correr a maratona abaixo de duas horas, ao contrário do que muita gente acreditava.
E fica a pergunta: será que é possível fazer uma correspondência entre essa marca e as outras provas do atletismo?
A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) possui uma tabela de pontos que permite fazer tal comparação.
Não consegui ainda descobrir qual é a metodologia utilizada, mas, pelas pontuações, me pareceu razoável. Bem melhor do que a tabela utilizada pela Federação Internacional de Natação (FINA), cuja metodologia é um tanto quanto esdrúxula.
A IAAF adota o critério de realizar comparações de provas masculinas apenas entre provas masculinas, e o mesmo vale para o feminino. Por isso, apresentarei aqui as comparações apenas entre homens.
Na tabela, o tempo de Kipchoge na maratona corresponde a 1354 pontos. A seguir, encontram-se as marcas que corresponderiam à mesma pontuação nas provas olímpicas masculinas do atletismo (corridas, arremessos e saltos):

Quase todas as marcas são mais fortes que os recordes mundiais das respectivas provas.
Por exemplo, no salto em altura, o recorde mundial, já considerado fortíssimo, é de 6.14m. E a marca que seria equivalente ao tempo de Kipchoge na maratona seria de 6.31m!
Nos 100m rasos, o tempo de 9s58 é exatamente o recorde mundial de Usain Bolt, considerado um dos mais impressionantes do atletismo - não à toa, dura dez anos e nenhum outro atleta jamais ameaçou a marca.
Da tabela acima, a única marca mais fraca que o recorde mundial vigente é a do arremesso de dardo. O recorde mundial da prova é de 98.48m, da lenda tcheca Jan Zelezny, de 1996.

Pudera: a marca é mais de 4 metros melhor do que o segundo arremessador no ranking mundial de todos os tempos da prova, ou seja, um recorde muito extremo - e incrível.
Logo, pela tabela de pontos da IAAF, o recorde mais forte das provas masculinas é o do arremesso de dardo. Mas o tempo sub-2h de Eliud Kipchoge na maratona corresponderia ao segundo recorde mais forte, superando outras marcas incríveis.
Mais um motivo pelo qual esse desempenho entrou para a história.