Buscar
  • Daniel Takata

Os maiores clubes da história do futebol


Milan x Juventus, dois dos maiores clubes do mundo (foto: AFP)

Rankings são polêmicos.


E, justamente por isso, atraem muita atenção e geram muita discussão e debate.


Ao meu ver, na medida do possível, rankings esportivos devem levar em conta números e estatísticas.


Afinal de contas, a medida de desempenho de qualquer esporte é baseada em números.


Seja número de gols, número de pontos, tempo, distância, nota etc.


Obviamente que sempre haverá uma dose de subjetividade. Por mais objetivo que seja o ranking, ao menos haverá uma certa subjetividade na escolha de critérios para a elaboração do mesmo.


Posto isso, trago aqui um ranking muito interessante elaborado pelo igualmente interessante site World Football Historic Center, especializado em futebol.


O site desenvolveu uma metodologia para elaboração de diversos tipos de ranking no futebol, levando em conta apenas números e estatísticas, justificando o peso de cada informação na composição de um índice de desempenho.


Há uma seção dedicada aos maiores jogadores da história, outra às maiores seleções de todos os tempos.


E há a seção que classifica os maiores clubes da história do futebol.


A metodologia está descrita aqui e é um tanto quanto complexa, mas leva em conta o domínio dos times em competições domésticas e internacionais, o nível dos campeonatos que os times disputam, se os times apresentaram grandes períodos de supremacia etc.


Os 20 primeiros colocados do ranking, com as respectiva pontuações de desempenho, são apresentados a seguir (confira aqui mais detalhes históricos acerca desse ranking).



O ranking é dominado por clubes europeus, com 15 ocorrências, sendo que os dois primeiros são espanhóis: Real Madrid e Barcelona. Há cinco times sul-americanos, na ordem: Peñarol (Uruguai), River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Boca Juniors (Argentina) e São Paulo (Brasil).


Se é um ranking justo ou não, cada um tem sua opinião. Mas é um ranking com critérios objetivos e que tenta balancear os diferentes aspectos relevantes para a qualidade de um clube.


É uma discussão infinita, mas não deixa de ser interessante saber quais são os grandes times do futebol mundial com base nos números e nas estatísticas.



0 visualização

Entre em contato

Caso tenha dúvidas, críticas, sugestões ou simplesmente queira entrar em contato, preencha o formulário e clique em "Enviar".
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube

© 2019 por Daniel Takata.