Buscar
  • Daniel Takata

Ranking internacional de clubes de futebol

O FiveThirtyEight é um site de jornalismo de dados, criado pelo estatístico americano Nate Silver.


O site trata de temas como política, esportes, economia e ciências, sempre com uma abordagem quantitativa e analítica.


Silver talvez seja o estatístico mais conhecido do mundo, e ganhou notoriedade quando, em 2008, acertou os resultados da eleição presidencial dos Estados Unidos em 49 dos 50 estados, além de todos os 35 senadores eleitos.



Nate Silver (foto: Slaven Vlasic/Getty Images)

Inclusive, o nome do site faz alusão ao número de delegados no colegiado eleitoral americano.


Além da política, outra paixão de Silver é o esporte, especialmente beisebol e basquete.


O site traz diversas análises de times e campeonatos e também previsões de resultados, em variados esportes.


Incluindo futebol.


Silver e seus colegas criaram o Soccer Power Index, um sistema de pountuação para classificar times de futebol.


Basicamente, com o objetivo de criar um ranking dos maiores times de futebol do mundo, em que a atualização é feita semanalmente.


Mais ou menos como o ranking da Associação Profissional de Tênis.


Mas, ao contrário do tênis, em que todos os anos os melhores jogadores se encontram em grandes torneios, como os de Grand Slam, no futebol isso nem sempre acontece.


Pode se passar um ano inteiro, ou até mais, sem que as melhores equipes da Europa enfrentem as melhores da América do Sul.


Logo, o desafio é atribuir uma ordem de grandeza aos times, mesmo em uma situação desfavorável como essa.


Uma variável muito influente para aferir a força de um time através do Soccer Power Index é o valor de mercado de seus jogadores no início da temporada. Intuitivamente, quanto mais caros os jogadores, mais forte é o time.


A pontuação de um time no Soccer Power Index varia de acordo com os resultados em seus jogos.


Uma vitória em determinado campeonato pode ter peso diferente de uma vitória em outro campeonato. Pesos são atribuídos de acordo com a importância da competição de acordo com algumas variáveis, sendo o valor de mercado dos times envolvidos no torneio novamente uma variável que é levada em consideração.


Bayern de Munique e Manchester City: destaques do ranking da FiftyThirtyEight (foto: Getty Images)

Quando uma equipe que está em boa colocação no ranking derrota outra que está em uma colocação muito abaixo, a vencedora não ganha tantos pontos para o ranking. No entanto, se o inverso acontece, a equipe pior colocada ganha muitos pontos. Análogo ao que acontece no tênis.


E algo muito importante: não são considerados somente os resultados dos jogos para as classificações. O site utiliza, além disso, três outras métricas:


Gols ajustados - leva em conta as condições em que um gol é marcado. Por exemplo, um gol marcado no fim do jogo quando o time já está vencendo por 3 a 0 não tem muita importância, enquanto um gol marcado no fim do jogo quando o jogo está empatado tem uma importância muito maior.


Gols esperados por finalizações - número de gols que o time deveria ter marcado no jogo, através das finalizações, mas que não foram marcados pelo efeito do acaso.


Gols esperados por outras ações - número de gols que o time deveria ter marcado no jogo devido a outros fatores, como posse de bola e domínio do jogo.


Assim, não é bem o resultado final que é levado em consideração, mas uma junção de todos esses fatores, que, espera-se, reflita de maneira mais fiel os desempenhos dos times em campo, ao invés apenas do número de gols marcados.


Há muito mais envolvido no cálculo da pontuação para o ranking. Aqui, quis só dar uma ideia da metodologia utilizada.


Para mais detalhes acesse este link.


Ao fim da temporada 2018-2019 na Europa, o time líder do ranking é o Manchester CIty na Inglaterra. É seguido pelo Bayern de Munique, da Alemanha, e pelo Liverpool da Inglaterra, esse último campeão do principal torneio europeu, a Liga dos Campeões.


Confira a seguir, de acordo com o Soccer Power Index, as dez melhores equipes do mundo no momento.




O time não-europeu mais bem colocado é o Palmeiras, na 42ª colocação. O Flamengo encontra-se na 62ª posição e os argentinos River Plate e Boca Juniors ,a 78ª e na 79ª colocações.


O site oferece não só o ranking, mas também previsões das partidas dos principais torneios de futebol, incluindo o Campeonato Brasileiro. Clique aqui e confira.

0 visualização

Entre em contato

Caso tenha dúvidas, críticas, sugestões ou simplesmente queira entrar em contato, preencha o formulário e clique em "Enviar".
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube

© 2019 por Daniel Takata.